Seja bem-vindo ao Blog do Polícial Militar de Pernambuco

Seja bem-vindo ao Blog do Polícial Militar de Pernambuco, o objetivo deste Blogger é manter os Policias Militares de Pernambuco atualizados de informações voltadas para os mesmos, em um único lugar. Hoje é

sexta-feira, 31 de março de 2017

Consulado dos EUA alerta cidadãos americanos sobre aumento de crimes no transporte público em PE

Mensagem recomenda aos americanos que visitam ou moram no estado que revejam os planos de segurança pessoal e estejam atentos às áreas em que circulam.

Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife emitiu na internet, nesta quinta-feira (30), uma mensagem de segurança para os cidadãos americanos que visitam ou vivem em Pernambuco. No texto, a entidade recomenda que eles estejam alerta aos constantes assaltos a ônibus no estado, já que, “segundo a mídia, a atividade criminosa no transporte público é 97,2% maior do que no ano passado”.

(Foto: Reprodução/Consulado dos EUA/Site oficial)

Na mensagem, publicada no site da Missão dos Estados Unidos no Brasil, o Consulado ressalta o aumento da criminalidade em todos os estados do Nordeste e destaca a situação em Pernambuco, explicando que, normalmente, os criminosos procuram levar dos passageiros pertences como celulares, carteiras e joias. Ainda na nota, a entidade recomenda que os americanos revejam os seus planos de segurança pessoal e estejam atentos às áreas em que circulam.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), foram registrados, nos primeiros 86 dias de 2017, 503 assaltos a ônibus em todo o estado. Somente no mês de março deste ano, foram contabilizadas 129 investidas criminosas, até o dia 26. Em fevereiro, a pasta registrou 175 ocorrências do mesmo tipo.

Procurado pelo G1, o Consulado explicou, por meio da assessoria de imprensa, que a mensagem foi emitida diante da recorrente discussão sobre os assaltos a ônibus no Recife e que o procedimento é considerado padrão para alertar os americanos que moram ou visitam Pernambuco. No ano passado, outra mensagem de alerta foi emitida em relação ao vírus da zika.

Confira a mensagem na íntegra:

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife alerta os cidadãos americanos sobre um aumento na atividade criminal no transporte público em todos os estados no Nordeste. De acordo com a mídia, especificamente em Pernambuco, a criminalidade no transporte público é 97,2% maior do que no ano passado. Os criminosos normalmente visam motoristas e passageiros para roubar celulares, carteiras e joias. Reveja seus planos de segurança, permaneça atento ao seu redor, incluindo em eventos locais, e monitore a mídia local para atualizações. Esteja alerta e tome as medidas apropriadas para garantir a sua segurança pessoal. O Consulado vai continuar monitorando a situação. Se você necessitar de assistência, entre em contato conosco.

Resposta

A reportagem também procurou o governo de Pernambuco para solicitar um posicionamento sobre a mensagem do Consulado. Por meio de nota, a SDS-PE afirmou que desconhece a base de dados ou as fontes que serviram de suporte para o alerta do Consulado, ressaltando que "ações integradas entre as polícias, com abordagens a coletivos e investigações, estão dando resposta no combate aos assaltos a ônibus".

Segundo a pasta, houve 175 investidas criminosas no transporte público em fevereiro deste ano, número menor que as 199 ocorrências no mês anterior. Sobre março, a secretaria diz que estatísticas preliminares apontam redução dessa modalidade de crime no estado. Ainda no texto, a SDS enfatiza que Pernambuco está entre os estados que mais combatem os assaltos a coletivos.

"A força-tarefa da Polícia Civil, ampliada em fevereiro deste ano para 10 equipes, já contabiliza mais de 40 presos desde 2016, sendo 27 apenas de janeiro para cá. Estão sendo retiradas de circulação pessoas e desbaratadas quadrilhas que ameaçavam a paz dos usuários do transporte público. Um mapeamento das áreas, linhas e horários com maior incidência foi feito, auxiliando o policiamento ostensivo na prevenção das investidas. Desta forma, a SDS ressalta o compromisso do poder público em trabalhar incansavelmente pela garantia da ordem e da tranquilidade para os passageiros do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, que realiza mais de 26 mil viagens por dia", finaliza a nota.

Fonte:
Por G1 PE
30/03/2017 21h21  Atualizado há 10 horas

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/consulado-dos-eua-alerta-cidadaos-americanos-sobre-aumento-de-crimes-no-transporte-publico-em-pe.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário